Mendoza é o lar de muitos enólogos talentosos e renomados que contribuíram para o prestígio da região. Por aqui, o vinho é mais que uma bebida; é uma paixão que flui através das mãos e da visão dos grandes mestres enólogos. Embora seja difícil mencionar todos, esses são alguns dos profissionais que ajudaram a moldar a reputação dessa região vinícola de renome:
– Nicolás Catena Zapata: Na década de 1980, Catena chegou à conclusão de que o segredo para produzir vinhos de excelência na Argentina estava no cultivo de uvas selecionada em regiões adequadas, especialmente em terrenos mais elevados e frios. Foi graças a Nicolás Catena que o vinho argentino chegou a um novo patamar.
– Laura Catena: Filha do visionário Nicolás Catena, Laura se tornou uma figura importante no cenário do vinho argentino. Em colaboração com seu pai, ela desempenhou um papel fundamental no avanço da Catena Zapata, elevando-a a um status de destaque. Atualmente, Laura Catena atua como diretora geral da Catena Zapata e também está envolvida em dois projetos próprios: Luca e La Posta Vineyards.
– Karim Mussi: Um dos principais produtores do Vale do Uco, Karim é um enólogo e empreendedor dedicado que desempenha papéis influentes no mundo do vinho argentino. Ele lidera a Bodega Altocedro desde 1999 e a Bodega Alandes desde 2012.
– Michel Rolland: Enólogo frances, Michel Rolland é considerado o consultor dos consultores no mundo do vinho. É definitivamente o nome mais lembrado quando falamos sobre consultoria de vinhos ao redor do planeta, tendo prestado serviço vinícolas do Brasil à China. Um de seus projetos pessoais é o Clos de Los Siete em Mendoza. Em um mesmo local nascem quatro “bodegas”, Diamandes, Cuvelier de los Andes, Monteviejo e Rolland.
– Alejandro Vigil: Vigil ajudou a consolidar a imagem da vinícola Catena Zapata. Juntamente com Laura Catena e seu pai, Nicolas Catena, elevaram o patamar do vinho local e produzem alguns dos mais celebrados rótulos da Argentina. Seu primeiro projeto foi com a outra filha de Nicolas, Adrianna. Em 2009, eles se juntaram para criar Aleanna com os vinhos El Enemigo, uma das linhas mais brilhantes da Argentina nos últimos tempos.
– Marcelo Peleretti: Foi o primeiro enólogo argentino a obter a classificação perfeita de 100 pontos da revista americana Robert Parker. Pelleriti é especialista em vinhos tintos e é conhecido por seu trabalho com a uva Malbec, criando vinhos intensos e de grande qualidade.
– Jorge Ricciteli: Jorge Riccitelli é o enólogo da Bodega Norton eleito, em 2012 como o enólogo do ano, pela Wine Enthusiast.
– Susana Balbo: Uma enóloga influente e uma das poucas mulheres a se destacar na indústria vinícola em Mendoza. Ela fundou sua própria vinícola, Susana Balbo Wines, e se tornou uma das enólogas mais reconhecidas e respeitadas da região. Balbo é conhecida por sua habilidade em criar vinhos elegantes, com equilíbrio e complexidade.
– Sebastian Zuccardi: Hoje, Sebastián, terceira geração da família, está trabalhando à frente de uma jovem equipe agrícola e enológica, encarregada de produzir vinhos com os mais elevados padrões de qualidade no Valle de Uco. Por iniciativa própria, desde 2008 a vinícola conta com uma área de Pesquisa e Desenvolvimento dedicada ao estudo do terroir e das diversas variáveis que incidem na qualidade do vinho.
Ao visitar Mendoza conosco, você tem a oportunidade de conhecer de perto essas mentes brilhantes, explorar suas bodegas e provar a paixão que eles investem em cada garrafa. Venha celebrar a tradição e a inovação que tornam Mendoza uma pérola no mundo do enoturismo. Vêm descobrir a Paixão em Viajar!